segunda-feira, 7 de novembro de 2011

Dica de Viagem: Trancoso!



A 40km de Porto Seguro, Trancoso, na Bahia, é uma pacata vila que remonta ao início da colonização portuguesa. Há diversos pontos turísticos e atrações no local e belíssimas praias. Com águas cristalinas, mornas, entrecortadas por rios e mangues, é o local certo para descanso e muita diversão nas férias. A Praça do Quadrado, por exemplo, é o local de encontro no fim de tarde. Os visitantes passeiam entre as casinhas coloridas do sítio histórico e aproveitam as lanchonetes, sorveterias e pequenos, mas convidativos, restaurantes da região. Também há diversos artesãos na localidade, com peças únicas e delicadas. Há também diversos restaurantes deliciosos, cujos cardápios agradam a todos os paladares – principalmente aos apaixonados por frutos do mar e pescados. Peixe assado na telha, lagosta, moqueca de peixe, casquinha de siri, mariscos e frutos do mar em geral são a pedida. Nâo é de se estranhar se, vez ou outra, a cantora Elba Ramalho der as caras nas redondezas. Moradora da localidade há anos, ela é figurinha carimbada na paisagem de Trancoso.
Trancoso é um distrito da cidade de Porto Seguro, já foi uma vila hippie nos anos 70. Hoje em dia é um lugar bastante tranquilo, com pousadas e restaurantes charmosos. Com belas praias, é um ótimo lugar para quem está em busca de belezas naturais, sossego e aventura. As praias de trancoso são bastante variadas, com um ecosistema rico e aguas limpidas, muitas são desertas (principalmente as em direção sul) outras praias atraem surfistas. O publico jovem se encontra no agito noturno da vila durante o verão, pois nos bares costuma rolar musica ao vivo nesta época.
Com uma praia com extensão de 12 quilômetros, o trekking, realizado entre o Arraial d´Ajuda e Trancoso é a dica saudável da viagem. O caminho passa pela Lagoa Azul, que fica a um quilômetro da praia de Pitinga e que só pode ser alcançada a pé. Um lugar bastante visitado em virtude da argila de propriedades medicinais existente no na lagoa. Já aqueles que gostam de belas paisagens, a dica é visitar o mirante que fica entre a igreja de São João e o cemitério. Os mangues também. Morada de uma vasta biodiversidade, estão localizado às margens do Rio da Barra. E para finalizar, não poderiam faltar as falésias – paredões íngremes, desenhados pela ação do mar nos últimos 180 milhões de anos, encontrados no litoral de quase todo o mundo e que aparecem pela ação da erosão marítima.







Principais Praias de Trancoso


Praia dos Coqueiros: praia fica a uns 15 minutos do centrinho de Trancoso, é uma boa praia para caminhar, com recifes, aguas calmas e muitos coqueiros. Tem barracas com petiscos.


Nativos: geralmente a praia mais agitada de Trancoso, provavelmente devido ao numero de bares, restaurantes, hoteis e pousadas proxima a esta praia. Tem aguas calmas, recifes e coqueiros, para quem gosta geralmente alugam-se cavalos para andar.


Praia do Curuipe: uma das mais famosas é uma linda praia a 20 km de Trancoso em direção a Caraiva, com bares, pousadas e restaurante.


Praia do Espelho: uma das mais belas praias de Trancoso, fica em direção sul. para chegar nela somente a pé, os carros são deixados na praia do Curuipe, depois uma caminhada de 1 km para encontrar esta bela praia. São uns 20 km do centrinho até ela.


Praia de Taípe: cercada por falesias vermelhas, é um belo cartão postal, Fica a 8 km de Trancoso, por estrada de terra em direção a Arraial D’ Ajuda.


Praia do Rio Verde: praia bonita com um rio atrás onde é possivel nadar, na praia tem barracas com petiscos, esta praia fica entre a praia dos Coqueiros e Itapororoca.


Ponta de Itapororoca: tem piscinas naturais, é uma praia muito tranquila, fica ao sul de Trancoso em frente tem um condominio fechado, para chegar é preciso caminhar 45 minutos.




Outras dicas super bacanas da revista super IN RG Vogue:




Para ficar:


- Uxua Casa Hotel


http://www.uxua.com/


- Pousada Mundo Verde


http://www.pousadamundoverde.com.br/


- Pousada Capim Santo


http://www.capimsanto.com.br/trancoso.html


- Pousada Jequitibá:


*para quem não quer gastar muito, mas ficar bem hospedado.


http://www.pousadajequitibatrancoso.com.br/


Para comer:


- Capim Santo: A comida é simplesmente maravilhosa e é uma ótima opção para a ceia de ano novo.


http://www.capimsanto.com.br/trancoso.html


- O Cacau: As especialidades do restaurante são os frutos do mar, que com temperos bem selecionados se tornam únicos. Fora o ambiente que é maravilhoso.


- Restaurante El Gordo: Também é uma linda pousada com uma das vistas mais privilegiadas. Passar um final de tarde na companhia de amigos e caipirinhas não tem como descrever.


http://www.elgordo.com.br/elgordo_pousada_trancoso.php


- Cantinho Dôce: Famoso pelas variedades de sabores de pingas e doces, é um dos cantos mais charmosos e disputados da vila.


http://www.cantinhodocetrancoso.com.br/


Beleza:


Para a mulherada, não podíamos deixar de falar sobre estética. Considerado o melhor da região, o Salão Maria Bonita está preparado para receber as clientes e deixa- las lindas para as festas.


Para marcar horário 073- 3668.2032


Festas:


Trancoso é muito conhecida pelas noitadas, que vai de bares espalhados por toda a vila; forrós, sambas, musicas eletrônicas e por ai vai.


- Energy Trancoso (www.energytrancoso.com.br) 


- São Bras - Para quem gosta de forró, o São Bras é a melhor opção. No final do ano, sempre rolam shows como Elba Ramalho, Dominguinhos, e por vai...


- Para a noite da virada, a mais conhecida das baladas é a famosa ‘’ festa do Taipe’’ muito bem freqüentada, localizada ao pé de falésias, decorada com tendas brancas. A festa, regada de boa música e gente bonita se estende até a manha do dia primeiro.


- Pacha (antigo Toxtex praia) 




Dicas Morena Leite RG Vogue: 


1. Jantar no Capim Santo
2. Comer pizza no Maritaca
3. Passear de caiaque no Rio da Barra
4. Fazer uma caminhada pela praia, de Trancoso até o Espelho, e almoçar no Baiano ou na fazer uma reserva pré-agendada na Silvinha
5. Comer uma moqueca de peixa na Silvana, no Quadrado
6. Dançar forró no São Brás nas noites de sexta-feira
7. Fazer um tour no fim da tarde, comprando peças charmosas lojinhas no Quadrado.
8. Fazer um passeio de bicicleta na fazenda de búfalos.












Beijos!



























Nenhum comentário:

Postar um comentário