Se tem um lugar no nosso Brasil que é deslumbrante e apaixona todos que visitam, esse lugar é Búzios. A 192km do Rio de Janeiro, a praia de Búzios oferece uma beleza estonteante além de oferecer inúmeras atrações, seja para quem quer relaxar, seja para quem quer curtir dias super agitados! Confira nossas dicas!
As Praias
Na península que mais parece uma ilha, as praias são as estrelas principais. O número exato ninguém sabe – a certeza é de que são mais de vinte pedaços do paraíso, cada um com seu charme e estilo próprios. Alguma é a sua cara!
Preferida da juventude, Geribá tem ondas que atraem surfistas o ano inteiro. Na extensa faixa de areia, escolinhas de surf dividem espaço com os bares. Já as águas calmas e as barracas são as marcas registradas das praias Tartaruga e João Fernandes, indicadas para quem viaja com os pequenos. Não deixe de levar snorkel. Também procurada para o lazer em família é a Ferradura, com mar tranquilo, caiaque, banana boat e bares.
Na orla central, formada pelas praias do Canto, da Armação e dos Ossos, o cenário é digno de uma vila de pescadores, salpicado por barquinhos coloridos. O melhor programa por ali não é mergulhar e sim, contemplar a paisagem ao lado da escultura de Brigitte Bardot.
Partindo do centro é possível ir a pé para as belas praias Azeda e Azedinha, pequeninas e contornadas por costões e vegetação exuberante. Do outro lado da cidade, os bons ventos marcam presença diariamente em Manguinhos e praia Rasa, pontos de encontro dos adeptos do wind e do kitesurf. Para relaxar, siga o rumo da Ferradurinha ou do Forno – as águas são geladas, porém, cristalinas!
Esportes e Atividades
Para relaxar ou curtir, Búzios oferece atividades na água, na terra e no ar
Além das mais de vinte praias, cada uma com estilo próprio, Búzios oferece inúmeras opções de esportes e de lazer. Para quem busca tranquilidade e contato direto com o mar, os passeios de barco são uma ótima pedida. Assim, é possível conhecer boa parte das praias e escolher as preferidas para voltar nos dias seguintes. Mergulhar – seja de snorkel, seja de cilindro – é uma das atividades mais emocionantes na península, tamanha a variedade de espécies em meios às águas cristalinas.
Já para os fãs das atividades radicais, as opções são diversas, dentro e fora d’água. A pé ou de bike é possível desbravar trilhas e chegar à rampa de voo livre. Lá de cima, o visual é incrível e incentiva a um belo salto de asa-delta ou parapente. O vento comanda ainda outros esportes que são a cara de Búzios como o windsurf e o kitesurf.
Curtindo o balneário com a família? Para dar um gás na adrenalina das crianças, as opções são as corridas de kart, as atividades de aventura como por rapel, tirolesa e escalada, além de emocionantes partidas de paintball! Caso tenham pouco tempo, embarcar no Búzios Trolley é garantia de conhecer os mais belos cenários do balneário em um único passeio.
Para aqueles que não abrem mão de programas sofisticados, vale a pena conhecer o campo de golf de Búzios. As tacadas ficam ainda mais interessantes em um cenário que inclui, nada menos, que vista para o mar. Complete o programa com uma massagem relaxante na beira da praia.
Programas não faltam, mas se você prefere ficar de pernas para o ar em uma espreguiçadeira na piscina, deite e role sem culpa!
Gatronomia
Búzios é um paraíso também quando o assunto é boa mesa, reunindo restaurantes franceses, italianos, japoneses, tailandeses... Em cada um, sabores e delícias típicas para os mais exigentes e variados paladares. A razão da diversidade é o grande número de estrangeiros que vieram passar uns dias no balneário, apaixonaram-se e por aqui ficaram. De suas origens, trouxeram os temperos e os segredos que incrementam os pratos à base de frutos do mar – os pescados são os carros-chefe da culinária local, afinal, Búzios surgiu como uma vila de pescadores e está cercada de praias por todos os lados.
Na hora do jantar, o endereço tradicional dos restaurantes é a Rua das Pedras e sua continuação - a Orla Bardot, um belo trecho que vai até a praia dos Ossos, berço do povoado de Búzios. Uma dica por ali é o badalado Bar do Zé que, apesar do nome, é um autêntico restaurante no melhor estilo buziano. Os pratos são servidos em mesas cobertas por toalhas coloridas, enquanto as velas garantem não só a iluminação, mas também o aconchego. Da cozinha saem risotos como o de camarão com brie, aspargos e azeite de trufas; e peixes – destaque para o cherne com mix de cogumelos -, além de massas frescas e carnes.
Vida Noturna
Se o dia é intenso nas praias, a noite buziana segue o mesmo ritmo! Boates, festas, bares com música ao vivo ou eletrônica, shows, jantares... O balneário oferece programas para todos os estilos até o amanhecer - especialmente no verão e nos feriados.
O epicentro do agito é a Rua das Pedras – e sua continuação, a Orla Bardot -, um ambiente eclético e tomado por bares, restaurantes, lojas, cafés e pessoas do mundo inteiro. É ali que se ouve os mais variados sotaques e dialetos, revelando o astral cosmopolita que tomou conta da antiga vila de pescadores.
Para ver e ser visto
Com pouco mais de 600 metros, a Rua das Pedras é um charme do início ao fim. Se não fosse ela, Búzios não seria a mesma. Restaurantes aconchegantes e sofisticados servem pratos que combinam os mais variados sabores e aromas. Bares descolados com shows ao vivo convidam a apreciar o movimento, enquanto as boates agitam as pistas até o dia clarear. E ainda tem as galerias de arte, as lojas de decoração, de acessórios e de roupas grifadas que despertam os mais inusitados desejos de consumo.
No eixo Rua das Pedras-Orla Bardot, a cada passo o cenário fica diferente. Para simplesmente bebericar e curtir o vai-e-vem, uma boa pedida é o pequeno Captains Bar, que serve drinks exclusivos ao som de música eletrônica. Mais à frente fica o Anexo Bar, que se diferencia com suas "cadeiras-relax" voltadas para o mar e o sonzinho estilo lounge. Para beber, aposte nas caipirinhas caprichadas, dos mais variados sabores. Se a ocasião pedir um clima romântico, siga para o Deck Casas Brancas, com ambiente informal, iluminação de velas e drinks exóticos. O tradicional bar Renascimento, na Rua Turíbio de Farias - paralela à Rua das Pedras - é uma boa opção para o aquecimento, com direito a cerveja gelada, petiscos bem-servidos e boa música. O ambiente é simples e aconchegante, reunindo, em especial, moradores de Búzios.
Para dançar, o agito nas boates é garantido até o amanhecer. Inaugurada em 2008, a Pacha – filial do famoso club de Ibiza - fica bem no meio da Rua das Pedras, tem um charmoso lounge no primeiro andar e uma pista no subsolo, tudo com vista para a praia do Canto. Já na bela e pioneira Privilège, o visual da Orla Bardot é tão esfuziante como o som dos DJ's que por lá se apresentam.
Aberta em dezembro de 2010, a Möor é um misto de restaurante, bar e lounge. Comandada por sócios argentinos, abriga uma pista de dança de cem metros quadrados no segundo andar, com direito a luzes de neón e trilha sonora que mistura chill-out, funk-soul, minimal, house e progressive. Para bater papo, petiscar ou jantar, aposte nas mesas no térreo. Se preferir curtir a noite em clima mexicano, experimente o Zapata.
Quem prefere um ambiente mais tranquilo e não menos sofisticado, com direito a shows de jazz, blues ou MPB, encontra o Pátio Havana. Lá, desça ao subsolo e confira a adega da casa, veja charutos selecionados na charutaria ou aposte em um jantar reservado no bistrô. São cinco ambientes diferentes decorados por Sig Bergamin.
Já para os que ainda não têm idade para se esbaldar nas pistas ou apreciar charutos e vinhos, a melhor pedida é curtir as atrações do Chez Michou, que vão muito além dos deliciosos crepes. Há mais de 25 anos, a descontraída casa reúne a moçada jovem.
Compras e Artes
Ao longo da Rua das Pedras - e ainda na Orla Bardot - a variedade de lojas surpreende e as compras são inevitáveis. Para arrasar na noite ou na beira da praia, deixe-se hipnotizar pelas vitrines das griffes badaladas, que seduzem com modelitos e acessórios que são a cara de Búzios. Artigos para a casa também fazem sucesso. Peças produzidas na região e em outros cantos do Brasil e do mundo chamam a atenção nas lojas de decoração. O glamour das vitrines confere ainda mais charme à Rua das Pedras. Fazer compras em lojas como Richards, Farm, Cantão, Osklen, Animale, Wöllner, Redley... é sempre um prazer, principalmente longe do stress dos shoppings e do trânsito. Na Travessa dos Arcos, duas galerias paralelas que formam uma pracinha com direito a um café e um chafariz, estão algumas das principais griffes internacionais que aportaram no balneário como Vuarnet e Lacoste.
A moda praia é destaque em muitos endereços. Além dos últimos lançamentos em biquínis, a oferta inclui sungas, saídas de praia, bermudas, acessórios e sandálias. A infinidade de cores, modelos e estilos deixa as mulheres extasiadas.
Só no garimpo:
Um pouco escondido e repleto de pérolas é o Passeio das Palmeiras, em frente ao Cine Bardot, na Travessa dos Pescadores. Por ali, imperam lojinhas surfwear como a Bar do Zé Store - loja do restaurante de mesmo nome – e a Bintang. Em ambas, além da transada moda unissex e dos acessórios, tem livros, CD’s e objetos de decoração 100% buzianos, havaianos e jamaicanos. O ambiente agradável do passeio abriga ainda um café com mesinhas ao ar livre.
Já na descolada Caravana Holliday, na Orla Bardot, o destaque é a moda feminina. A loja multimarcas tem de tudo: de biquínis da Totem e da Salinas – procurados o ano inteiro - a galochas, que fazem sucesso no inverno chuvoso. Eclética, trabalha com roupas, acessórios e peças de decoração que chegam de Minas Gerais, Rio de Janeiro, Índia e Indonésia. Na vitrine e nas araras chamam a atenção as batas bordadas, os vestidinhos soltos, as rasteiras, as bijuterias indianas, as capas de almofada...
Também vale a pena conferir as novidades na feirinha de artesanato da praça Santos Dumont. As barracas são montadas à noite e é possível encontrar bijuterias, quadros, tapeçarias... tudo muito colorido!
Búzios tem ateliês de artistas da região, de outros estados e de outros países. E não são poucos os espaços para apreciar pinturas, esculturas, tapeçarias... Os endereços se espalham por variadas praias e bairros, mas boa parte se concentra nos arredores da Rua das Pedras – por ali, um pequeno espaço chamado Galeria das Pedras reúne trabalhos diversos e exposições permanentes. E o melhor: as obras podem ser apreciadas e levadas para casa!
Famosa pelas esculturas coloridas e gigantescas, a gaúcha Ivone R atende em um ateliê montado na própria residência, no finalzinho da praia da Armação. Também tendo a casa na praia como local de trabalho, Marcelo Moraes apresenta suas telas acrílicas na Baía Formosa. Já as galerias da Rua das Pedras foram os locais escolhidos pelas pintoras Celina Lisboa e Abigail Vasthi Schlemm para apresentarem seus trabalhos. Abigail tem ainda outro ateliê, no agradável Porto da Barra, mesmo local onde Vilmar Madruga, depois de vinte anos na Rua das Pedras, levou seu espaço.
Fonte: www.buziosonline.com.br
Lindo demais!
Beijos!
Amei
ResponderExcluirQuem sabe vou ainda este ano!!!!