segunda-feira, 12 de março de 2012
Dica de Viagem: Morro de São Paulo!
Mais um dica de um lugar lindo desse nosso Brasil. Vale a pena conhecer Morro de São Paulo, na Bahia. Um lugar lindo, repleto de paisagens e que oferece programações variadas, boa gastronomia e contato com a natureza. Confira as dicas!
Um dos destinos mais cobiçados da Costa do Dendê, a cosmopolita Morro de São Paulo fica na Ilha de Tinharé, a 248 quilômetros de Salvador. Para chegar lá é preciso pegar um catamarã ou um avião na capital baiana, ou então, ir de carro ou ônibus até Valença e dali seguir em um barco ou uma lancha. A logística não é das mais simples, mas a aventura compensa.
Morro tem apenas quatro praias "exploradas" e duas ruas principais - de areia, diga-se de passagem - mas tem lugar para todo mundo, literalmente. Jovens mochileiros de São Paulo, Rio de Janeiro, Holanda, Israel, desembarcam no minúsculo porto em busca da agitada noite da vila. Mas também chegam casais e famílias que procuram e encontram sossego. Sim, o povoado é pequeno, mas tem territórios bem demarcados.
O burburinho impera do centrinho (apinhado de restaurantes que servem de comida caseira à japonesa) à Segunda Praia – as praias não são identificadas por nomes, mas por ordem numérica. A Terceira tem movimento tranquilo e algumas pousadas e restaurantes; enquanto na Quarta a tranquilidade reina absoluta. Nas duas últimas, as piscinas naturais de águas transparentes são perfeitas para a prática do mergulho. Além das praias "numeradas", Morro guarda ainda as praias do Encanto (ou Quinta), da Gamboa e Guarapuá.
O estilo pitoresco é reforçado ainda pela proibição do tráfego de automóveis na ilha – mas os pés não são os únicos meios de transporte. Tratores levam os turistas até às pousadas ou aos pontos turísticos por uma estrada de terra paralela à praia. As caminhadas, entretanto, continuam sendo as melhores maneiras de desbravar a ilha e conhecer seus encantos, entre eles, o forte – ponto de encontro na hora do pôr do sol - e o farol, que descortina uma das mais espetaculares vistas de Morro de São Paulo.
A natureza emoldura todos os programas em Morro de São Paulo. A pé ou de barco, de dia ou de noite, os cenários remetem sempre ao mar e ao céu. As caminhadas conduzem às praias e também aos monumentos históricos, perfeitos para apreciar o visual e o pôr do sol. Já as embarcações levam a pequenos pedaços do paraíso.
A noite da vila acontece na areia, com animados luaus na Segunda Praia. Comece os trabalhos na happy hour da Toca do Morcego - ao entardecer, as almofadas, esteiras e redes espalhadas por um belo jardim ganham a companhia de uma agradável trilha sonora.
O Que Fazer
OBSERVAR AS BALEIAS JUBARTE
Entre julho e outubro, as baleias jubarte visitam a região. De barco, é possível observar os mamíferos que chegam a pesar 40 toneladas e a medir 16 metros. Apesar das porporções exageradas, os animais capricham nas acrobacias e encantam os visitantes.
CAMINHADA À GAMBOA COM PASSEIO DE BARCO ATÉ A PONTA DO CURRAL
Uma trilha de 45 minutos leva à rústica praia da Gamboa, frequentada por pescadores. No caminho, parada na Fonte do Céu para um banho refrescante. Aproveite para apreciar a flora da região, repleta de bromélias gigantes. Da Gamboa partem barcos para a Ponta do Curral, uma praia extensa e completamente deserta.
CAMINHADAS AO FORTE E AO FAROL
Os dois monumentos mais importantes de Morro de São Paulo guardam histórias e são passeios imperdíveis para o final da tarde. Do farol, avista-se todas as praias da vila. O visual, azul de cima a baixo, ganha pinceladas de verde intenso graças aos imensos coqueirais. Já o forte é o ponto de encontro na hora.
MERGULHAR NAS ÁGUAS CRISTALINAS
As águas cristalinas de Morro de São Paulo e de Boipeba tornam a região perfeita para o mergulho. Com snorkel, as melhores opções são as Terceira e Quarta praias e a piscina natural de Moreré, em Boipeba. De cilindro, os pontos são Camboa Velha e os corais de Itatiba e Itatimirim, com 25 metros de profundidade. Operadoras de Morro de São Paulo oferecem batismo – mergulho para iniciantes.
ILHA DE BOIPEBA
Separada da Ilha de Tinharé pelo rio do Inferno, Boipeba tem vinte quilômetros de praias semidesertas e salpicadas de coqueiros. Em função da proximidade com Morro – são duas horas de barco – muita gente passa apenas o dia em Boipeba. A ilha e seus encantos, entretanto, merecem ser curtidos com calma.
COMPRAR ARTESANATO
Todas as noites, uma feirinha de artesanato é montada na Praça Aureliano Lima. Entre as peças, artigos em prata, bijuterias, roupas artesanais e objetos de decoração feitos com materiais reciclados. As lojas do Caminho da Praia também oferecem boas opções de compras.
CURTIR O PÔR DO SOL NA TOCA DO MORCEGO
Apesar de funcionar até altas horas da madrugada em dias específicos (terças e sábados), o melhor momento para curtir a casa é durante o pôr do sol. Em um jardim com vista para o mar espalham-se esteiras, almofadas e redes emolduradas por coqueiros e árvores, além de livings com sombreiros, mesas, sofás... Para relaxar ainda mais, a trilha sonora é chill out, perfeita para acompanhar os drinks variados. Não raro, uma banda de MPB e couvers internacionais também anima os fins de tarde na Toca.
Fonte: www.feriasbrasil.com.br
Beijos!
Assinar:
Postar comentários (Atom)
A penúltima foto não é de Morro de SP...é Hanauma Bay, que fica na ilha de Oahu, Havaí.
ResponderExcluir