segunda-feira, 12 de dezembro de 2011

Dica de Viagem: Caraíva!

Oi gente! Nossa dica de viagem hoje é de um lugar que também foi considerado como um dos 10 mais lindos do Brasil. E é um dos mais antigos em termo históricos. Dica bacana pra quem curte uma programação mais em contato com a natureza e mais rústica, pois esse local é bem isolado!
Vamos saber mais um pouqinho?



Caraíva


Local de impressionante beleza natural, Caraiva é uma pequena vila de pescadores localizada no extremo sul do estado da Bahia, cercada pelo mar e banhada por um lindo rio de aguas calmas.
A travessia do Rio Caraiva é feita em canoas por moradores locais, ao atravessá-lo, a vila e quilômetros de lindas praias o esperam.
Local de impressionante beleza natural Caraiva é protegida pela APA Caraiva x Trancoso (Área de Proteção Ambiental) e pela RESEX (Reserva Extrativista Marinha).
Carros e motos não são permitidos , as ruas são todas de areia, a locomoção é feita a pé e o transporte por pequenas carroças.
Para conhecer as praias, a vila, a aldeia indígena e as surpresas que a Bahia lhe reserva, você terá que se exercitar bastante, mas se preferir pode apenas relaxar e desfrutar de todo o conforto que nossas pousadas exclusivas podem lhe oferecer!
Caraíva pertence ao município de Porto Seguro, não há registros históricos referente a data de fundação da vila. Segundo o IPHAN, a igreja matriz foi construída por volta do século XVII.
Natureza totalmente preservada, ao chegar, o visitante se depara com uma exuberante paisagem: o rio de um lado, a vila no meio e no fundo um estonteante azul do mar, emoldurado pelos coqueirais.
A dificuldade de acesso, com alguns quilômetros de estradas de terra favorecem a preservação da vila, com seu estilo rústico e ao mesmo tempo sofisticado, grades espetáculos são protagonizados pela natureza, a cada nascer da lua e pôr-do-sol,  a cada canto dos pássaros ou a cada cantiga entoada pelo vento.
O Rio Caraíva é a alma do povoado e a vida dos moradores corre em função dele. Tanto que até a década de 80 a ocupação do povoado se restringia as suas margens.
Depois do turismo, a pesca é a principal atividade econômica local, seguida de perto pelo artesanato em madeira e coco, produzidos em sua maioria pelos índios Pataxós da reserva indígena da Barra Velha.
As praias revelam belezas inimagináveis.  Restaurantes à beira-mar e à beira-rio garantem uma boa comida que pode passar pela tradicional cultura baiana e seus temperos, cozinha vegetariana e até cozinha internacional.
Para quem deseja sossego, Caraíva é o ponto certo.

Caraíva também possui diversas opções de lazer para todas as idades.
Durante o dia você pode escolher entre nadar, mergulhar, pescar, caminhar, tomar sol e depois tomar um banho de rio ou de mar, jogar capoeira, futebol, subir o rio de barco, lancha, boia-cross ou, você pode simplesmente não fazer nada e relaxar.
O céu noturno é um show a parte, na lua cheia as noites parecem dia, na lua nova um incrível cobertor de estrelas cai sobre as pessoas.
O que agita a noite são os forrós na beira do rio, bares e restaurantes.
A rede hoteleira oferece uma boa diversidade de opções.
Para o dia, a dica é um passeio em frente a vila (do outro lado do rio) – Varandão – bar / piscina / sauna / vista exuberante / mirante.
 Para o jantar indicamos o restaurante Mangue Sereno, indicado no Guia 4 rodas, possui no cardápio carnes, frutos do mar e destacadamente massas de fabricação próprias e recheadas a brasileira em combinações inusitadas e deliciosas.

O que levar:

- Dinheiro trocado / cartões de crédito são aceitos em poucos estabelecimentos.
- Pouca roupa, lanterna, boné, chinelo, máquina fotográfica, pilhas, protetor solar, tênis para caminhada, remédios
- Mochilas cargueiro são indispensáveis.









E aí, se apaixonaram também?
Dica boa e em conta!

Beijões!


2 comentários:

  1. Ótimo relato, parabéns!!!

    Caraíva é um lugar sensacional!!! Existem muitos atrativos para visitar e muito sossego!!! Também fiz um relato em meu blog e espero ajudar a conhecer este lugar maravilhoso.

    http://aventritur.blogspot.com.br/2015/04/caraiva.html

    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir
  2. Ótimo relato, parabéns!!!

    Caraíva é um lugar sensacional!!! Existem muitos atrativos para visitar e muito sossego!!! Também fiz um relato em meu blog e espero ajudar a conhecer este lugar maravilhoso.

    http://aventritur.blogspot.com.br/2015/04/caraiva.html

    Grande abraço a todos!

    ResponderExcluir