segunda-feira, 19 de dezembro de 2011

Dica Viagem: Nicarágua!

Mais uma dica especial de viagem para nossas leitoras e leitores. Nicarágua é um destino que não está no centro das atenções quando se planeja uma viagem, mas é um destino lindo e muito conhecido para atrair surfistas e por seus agradáveis passeios pelos vulcões e paisagens. As opções são bem variadas.
Um pouco de informação sobre o local pra vocês:



Nicarágua


A Nicarágua é um país amistoso e pacífico que recebeu negativas reportagens durante os anos. Mas talvez isto não seja ruim, uma vez que outros países da região foram invadidos por turistas, e a Nicarágua conseguiu conservar a sua autenticidade e caráter.
O maior país da América Central, a Nicarágua é cheia de incríveis contrastes, uma história turbulenta e fascinante. No lado do Pacífico, onde a maior parte da população se encontra, a influência colonial principal foi a espanhola, enquanto na costa do Caribe foi Inglesa.
Com os seus vulcões e o enorme Lago da Nicarágua, as planícies Pacíficas são atordoantemente lindas. A Ilha de Ometepe, que está no lago, é a maior ilha de água doce no mundo, dominado pelos vulcões Concepción e Maderas. Há barcos regulares para visitar esta jóia tão inexplorada.
Em outro lugar, na cidade de León, pode-ser encontrar antigos edifícios coloniais, enquanto as praias ao longo da costa do Pacífico são tranqüilas e perfeitas para esportes aquáticos e natação. Na costa do Caribe, as Ilhas de Milho foram uma vez uma base de piratas britânicos, mas praias arenosas e os mares azuis claros são ideais para nadar e mergulhar.

Informações Úteis



Capital: Managua
Tamanho: 129,494 km²
População: 4.8m
Moeda: Córdoba
Idioma: Espanhol
Visto: Não é necessário para os cidadãos da Comunidade Europeia.
Comida: O destaque é a lagosta fresca por apenas 3 dólares - não dá para resistir!
Bebida: A Nicarágua é a terra de milhares de frutas, portanto experimente os sucos frescos.



Nicarágua é uma terra de lagos e montanhas, rios e vulcões, mar e sol. Da cultura falam os versos dos seus famosos poetas. Do artesanato as mãos de seu povo. De sua história cada passagem pelo caminho. Uma viagem à Nicarágua é uma experiência inesquecível.

ALFÂNDEGA E DOCUMENTAÇÃO
Passaporte em vigor (com validade mínima de 6 meses), passagem de saída e recursos financeiros suficientes. Não há necessidade de visto para estadias até 90 dias.

CLIMA
Clima tropical úmido com temporadas quentes nas costas orientais e mais seco na zona ocidental. Nas regiões mais altas o clima é mais suave. A estação das chuvas é de maio a novembro.

EQUIPAMENTOS DE VIAGEM
Recomenda-se levar roupas leves de algodão, calçados cômodos, capa de chuva, óculos para o sol, chapéu, protetor solar e repelente contra os insetos.

RELIGIÃO
A maior parte da população é católica, 80%. Outras, 12%.

ELECTRICIDADE
A corrente elétrica é de 110 volts a 60 Hz. As tomadas são de duas cavidades planas, tipo americano.

MOEDA E CÂMBIO
A moeda oficial é o Córdoba Novo (NIO). Um NIO equivale a 100 centavos. Existem moedas de 1, 5, 10, 20, 25 e 50 centavos. Bilhetes de 50 centavos, 1, 5, 10, 20, 50 e 100 córdobas. No país existem bancos privados e estaduais que prestam todos os serviços bancários nacionais e estrangeiros. Trabalham de segunda a sexta das 8.30 hs às 12.30 hs e das 1.30hs às 3.30hs. Os sábados das 8.30hs às 11.30hs. Existem casas de trocas autorizadas pelo governo e mercado livre, embora este não apresente garantias. A moeda da Nicarágua não pode ser trocada em nenhum país, tendo que ser gasta totalmente ou o que sobrar poderá se tornar uma bela e gostosa lembrança.

EMERGÊNCIA-SAÚDE-POLICIAMENTO
Para ingressar na Nicarágua não há necessidade de vacinação obrigatória É aconselhável os cuidados higiênicos para previnir a malária, como também beber água potável, preferencialmente engarrafadas e, evitar os alimentos crus e frutaas com casca. O país conta com uma rede hospitalar de boa qualidade. Para emergências médicas e policiais é aconselhável solicitar ajuda nas recepções dos hóteis.

HORÁRIO COMERCIAL


O horário varia segundo os setores. Geralmente o setor privado trabalha o dia todo e os centros oficiais somente pela manhã, embora tenha alguns que também trabalham à tarde fechando aos sábados. As lojas trabalham de segunda à sábado.

GORJETAS
Como em todos os paises da América Central, a gorjeta é um dos principais ingressos dos prestadores de serviços. Se está satisfeito com o serviço recebido, aconselhamos oferecer a gorjeta.

TAXAS E IMPOSTOS
O único imposto que o visitante tem que pagar no interior do país é o IGV, Imposto Geral ao Valor. Existe uma taxa de saída.

LOCALIZAÇÃO GEOGRÁFICA
Com 30.700 quilômetros quadrados converte-se no maior país da América Central. Limita-se ao norte com Honduras e ao sul com Costa Rica. A costa leste é banhada pelo Caribe e a costa oeste pelo Pacífico. O território está dividido em três regiões geográficas distintas: as planícies do Pacífico, as montanhas do centro e do norte, como também, as planícies do Caribe.

FLORA E FAUNA
Nas costas as árvores são palmeiras, a fruta é tropical e as flores de todas as cores. As plantas têxteis e as plantas medicinais são muito abundantes. Nas montanhas predominam os bosques de carvalhos, pinheiros, musgos, fetos e orquídeas.
A fauna é muito interessante e variada. Existem onças, lobos, tatus, macacos, anta e veado, além de todo tipo de animais domésticos.


ENTRETENIMENTO
O território do país conta com numerosos espaços naturais e especiais para realização de excursões; a Floresta da Selva Negra, próxima à Matagalpa nas montanhas do norte, é um deles. Outros são o Arquipélago de Solentiname ou a Ilha de Ometepe no Lago de Nicarágua e os arredores do Vulcão Masaya, entre tantos outros.
Nicarágua conta também com muitas possibilidades para pratica de esportes naúticos. Podendo executar a natação, a pesca e o mergulho nas Ilhas de Maíz, nos lagos e nas costas ao leste e oeste do país banhado pelos dois oceanos.
Durante a noite, assistir a espetáculos de música e dança ao ar livre ou em discotecas torna-se uma grande opção. Concertos, recitais, cinema e teatro sao outros dos muitos espetáculos que oferecem as cidades de Nicarágua.


Fonte: www.portalsaofrancisco.com.br

Vale a pena conhecer, um lugar diferente, em conta e cheio de variedades!
Beijos!
















Um comentário: