segunda-feira, 27 de fevereiro de 2012

Dica de Viagem: Patagônia!

Um dos destinos mais queridos da América do Sul, a Patagônia possui paisagens maravilhosas e muitas atividades bacanas para se fazer. Vamos pegar algumas dicas?




A Patagônia localiza-se no Sul da América do Sul, é uma área natural, pouco explorada e com poucos habitantes, com aproximadamente 800.000 quilometros quadrados, que incluem quase um terço da Argentina e Chile. Possui uma junção perfeita de lagos, rios, montanhas, vales e vegetação de estepe, numa sucessão de paisagens imponentes. Nessa natureza você tem a possibilidade de praticar uma enorme quantidade de atividades Turísticas, Esportes Radicais, apreciar a gastronomia e hospitalidade da Patagônia.

Pontos Turísticos, Onde Visitar e O que Fazer na Patagônia

Cada região da Patagônia oferece opções de viagem e passeios para todas as idades e gostos, desde quem viaja para apreciar a natureza e gastronomia até aqueles que buscam os esportes radicais de inverno. Confira algumas Dicas de onde ir:
Na região dos Andes, os passeios e atividades mais comuns são os esportes de inverno, a pesca esportiva, navegação por glaciares, trekking por gelo continentares, acampamento, escalada, montanhismo. Há hotéis de até 5 estrelas, estâncias, simples ou luxuosas pousadas, refúgios e cabanas.

Ao leste, a costa atlântica atinge sua máxima glória na Península Valdez, trata-se de um super zoológico natural com elefantes marinhos, pinguins, lobos do mar e, principalmente, baleias francas austrais. Estes vem normalmente para acasalar ou ter suas crias.
No extremo sul, separada do continente, sobressai a Ilha Grande da Terra do Fogo, com seus parques e centro de esqui, também ponto de partida para cruzeiros à Antártida.
É possível praticar, em toda a Patagônia, diversas atividades tais como: pesca, esqui, montanhismo, cavalgadas, trekking, caça, golf, excursões em 4X4, navegação, observação de flora e fauna, mergulho, safaris fotográficos, visita a grutas rupestres, parques nacionais, glaciares, fósseis de dinossauros, bosques de árvores únicas, museus, estâncias de campo, e muito mais.


Estações e Temporadas – A Melhor Época para viajar à Patagônia

Cada estação do ano traz características e experiências diferentes. O Verão é ideal para caminhadas, ver os lagos cristalinos, observar geleiras, visitar os parques nacionais, observar fauna, realizar cavalgadas; além de os dias serem muito longos.
Já o inverno quando as paisagens se tingem de Branco, você pode curtir a neve, esquiar, além da boa gastronomia e conforto dos Hotéis na beira de uma lareira.
Entre os meses de junho e dezembro, a chegada da baleia franca austral na Península Valdés, deslumbra todos os turistas com a simplicidade de um espetáculo natural único – numa região que é considerada Patrimônio da Humanidade da Unesco.


As Principais Atrações Turísticas

Viedma • Puerto Madryn • Trelew • Comodoro Rivadavia • Puerto Deseado • Río Gallegos • El Chaltén • El Calafate • Glaciar Perito Moreno
- A região denominada Patagônia abrange toda a porção meridional da América do Sul, do paralelo 42 até a Terra do Fogo. Uma parte dela fica na Argentina; a parte oeste da Patagônia pertence ao Chile. Esparsamente habitada e de clima ultra-seco (exceção feita à área montanhosa dos Andes na qual há umidade significativa, geralmente precipitada em forma de neve), a Patagônia evoca a idéia de paisagens desoladas, um mundo desconhecido, um deserto perdido na imensidão do extremo sul do continente.
- De fato, a Patagônia Central tem vastas áreas planas, de estepe, que correspondem exatamente a esse clichê, onde só costumam se aventurar, de carro ou moto, viajantes que não fazem questão de qualquer infra-estrutura turística. A Patagônia que mais interessa à maior parte dos turistas é bastante diferente e, ao contrário, oferece incontáveis meios de hospedagem, restaurantes e estrutura bem organizada para se fazer passeios e excursões.

Patagônia Atlântica
Na Patagônia Atlântica, o principal atrativo é a fauna marinha. Na costa da Patagônia você pode ver lobos e leões marinhos, pingüins, baleias, orcas, golfinhos, focas e muitos outros animais.

Puerto Madryn
Puerto Madryn é um balneário da Patagônia que atrai argentinos durante o verão, quando faz bastante calor, mas a água do mar é fria. Se, como praia, o lugar não agrada ao brasileiro, o mar ali tem outra qualidade: é excepcionalmente bom para mergulho (em castelhano, buceo). Puerto Madryn é também muito procurada em razão da espetacular vida selvagem nas vizinhanças, que atrai turistas interessados em avistar baleias, orcas e golfinhos e conhecer colônias de pingüins, lobos marinhos e outros animais. Bastante simpática e rodeada de colinas, ela foi fundada em 1865 por colonos oriundos do País de Gales.
- Ecocentro Julio Verne, 3784, Puerto Madryn, Patagônia Argentina. Centro de estudos da fauna marinha da região, situado junto ao mar, com exposição de fotografias ligadas a temas marinhos, restaurante e lanchonete com vista para a baía. Sua arquitetura lembra a galesa.
- Península Valdés Acessível em excursão a partir de Puerto Madryn ou de carro. Os ônibus de linha vão apenas até Puerto Pirámides. The best! A península descoberta em 1520 por Fernão de Magalhães é um verdadeiro ponto de encontro de focas, elefantes marinhos, pingüins, baleias, orcas e outros animais nativos da costa da Patagônia.
Nas cidades da Patagônia Argentina, existe uma curiosa influência galesa (do País de Gales) no tipo físico das pessoas, nas construções e nos costumes: lá, a yerba mate é substituída pelo chá da cinco.

Trelew
Trelew, a 8 km de Rawson, a capital da Província de Chubut, como outras cidades próximas, é fruto da colonização de galeses na Patagônia Argentina, ocorrida na segunda metade do século XIX. Seu curioso nome significa, em galês, “cidade” (tre, em galês) “de Lew” (Lewis Jones, ganhador de uma concessão para construir uma ferrovia na região). A localização de Trelew permite tomá-la como base para visitas às principais atrações da Patagônia Atlântica, como a Península Valdés e Punta Tombo, e para atividades de ecoturismo.
- Museo Paleontológico Egidio Feruglio Av. Fontana, 140, Trelew, Patagônia Argentina. Um dos mais importantes museus de paleontologia do mundo. Durante o Período Triássico, há aproximadamente 230 milhões de anos, a Patagônia era ligada à África e possuía características geofísicas muito diferentes das atuais, constituindo um habitat perfeito para dinossauros de todos os tipos.
- Museo Pueblo de Luis Av. Fontana esq. c/ Av. 9 de Julio, Trelew, Patagônia Argentina. O pequeno museu instalado na antiga estação ferroviária reúne fotos, móveis e objetos que contam a história da cidade desde sua fundação por colonos galeses.
- Punta Tombo A 110 km ao sul de Trelew. O lugar é uma espécie de maternidade de pingüins de Magalhães, que chegam à Patagônia Argentina para botar seus ovos no final de setembro. Você pode andar no meio das aves; há mais ou menos 1,5 milhão delas (pode conferir!). Dentro da pingüinera você verá guanacos (da mesma família das lhamas, alpacas, vicunhas e camelos) que perambulam livremente no meio da colônia.
- Gaimán A 20 km de Trelew. Este vilarejo da Patagônia Argentina, colônia galesa como Trelew, conserva muitas construções de tijolinhos da época de sua fundação e alguns dos costumes do País de Gales, entre eles o chá da tarde acompanhado de bolos e doces que são verdadeiras tentações.
- Geoparque Bryn Gwin A 8 km de Gaiman. No Vale do Rio Chubut que, há 40 milhões de anos era ocupado pelo mar, o parque possibilita ao visitante observar as diferentes camadas geológicas e fósseis de exemplares da flora e fauna da Patagônia Argentina naquela época.

Río Gallegos
Río Gallegos, capital da Província de Santa Cruz, é passagem obrigatória para quase todos que circulam por terra pelo sul da Patagônia Argentina ou sestão indo ou voltando do Chile. Apesar, de ter pouco pouco interesse para o turismo, possui alguns atrações é uma cidade simpática.
- Museo los Pioneros El Cano esq. c/ Alberdi, El Calafate, Patagônia Argentina. Uma das casas mais antigas da cidade, do fim do século XIX, residência dos dois primeiros médicos estabelecidos em Río Gallegos, com mobiliário de época.
- Catedral de Nuestra Señora de Luján A curiosidade dessa catedral de madeira, catalogada como Monumento Histórico Nacional, é a rapidez com que foi erguida: sua construção pelos padres salesianos iniciada em setembro de 1899 terminou em fevereiro de 1900.

Patagônia Andina
Na Patagônia Andina, encontram-se paisagens que figuram dentre as mais espetaculares do mundo, como a Gliaciar Perito Moreno, El Chaltén, onde fica o monte Fitz Roy. El Chaltén é um destino que parece estar na moda. São lugares que valem, por si, a viagem à Argentina.

El Calafate
El Calafate é um agradável vilarejo fundado em 1927 às margens do Lago Argentino, na Patagônia Argentina. Seu nome deriva de uma frutinha escura, abundante na região, com a qual se prepara uma geléia que nenhum visitante deixa de provar.
Na cidadezinha em si não há muito a ver ou fazer exceto apreciar os incríveis tons de azul e verde das águas do lago, deliciar-se com as trutas, os cordeiros e os doces regionais ou andar a cavalo. O principal interesse de El Calafate é servir de base para visitas ao imperdível Glaciar Perito Moreno.

Glaciar Perito Moreno
Glaciar Perito Moreno Além de ser um dos mais espetaculares do mundo, o Perito Moreno tem a vantagem de poder ser admirado "confortavelmente". Você chega de carro a algumas centenas de metros do glaciar.

El Chaltén
El Chaltén, igualmente na Patagônia Andina é uma cidadezinha minúscula e recente (criada em 1985) junto do acesso norte ao Parque Nacional Los Glaciares, em razão do interesse turístico representado pelas belíssimas paisagens de montanha, sobretudo o famoso Fitz Roy (3.450m), “a montanha que fuma”. Saiba mais sobre El Chaltén

Como ir para a Patagônia Argentina
Quem viaja a turismo para a região dos lagos, na Patagônia Andina, deve tomar um avião de Buenos Aires para Bariloche. Os que querem conhecer a geleira Perito Moreno, e Chaltén podem tomar um avião para El Calfate, uma excelente base para se visitar boa parte da Patagônia. Essa cidade da Patagônia Andina, que cresceu muito depois da abertura do novo aeroporto, possui bos opções de hospedagem e ótimos restaurantes, agências de turismo e viagens e locadoras de automóveis. De El Calafate você pode, facilmente atravessar da Patagônia argentina para a Patagônia Chilena.
- Como o turismo é hoje uma das principais atividades econômicas da Patagônia, é aconselhável ter hotel reservado, pelo menos para a primeira noite.

Como circular pela Patagônia Argentina
Embora existam ônibus de linha e excursões entre as diferentes localidades da Patagônia, recomendamos, se você estiver viajando com mais alguém, que alugue um carro. O automóvel é, sem sombra de dúvida, em razão da imensa liberdade que lhe oferece, o melhor meio de transportes para se visitar a Patagônia Argentina.

Fonte: guiasdeviagem.com.br



As imagens são encantadoras:














Beijão!



Nenhum comentário:

Postar um comentário