segunda-feira, 13 de fevereiro de 2012

Dica Viagem: Berlin!

Nossa dica de hoje não possui a nossa grande paixão que é a praia, mas com certeza é um destino que vale a pena conhecer. Todo mundo que vai ama. E hoje em dia é a cidade com o maior potencial de turismo da Europa. Enquanto vários outros países do continente enfrentam sérias crises, a Alemanha encontra-se forte e estabilizada. Berlin traz muitos benefícios ao país! A cidade é linda, cheia de história, diferente e apaixonante.
Vamos conferir as dicas?



Berlin é uma cidade mega cosmopolita, de vanguarda (não é a toa que o Feminismo, o Movimento Punk e a Música Eletrônica começaram aqui) e a metrópole mais em conta da Europa!
É uma cidade cheia de história, algumas que o povo alemão até prefere esquecer, mas que faz deixar o turista ainda mais interessado! 
Atenção: leia antes sobre sua história, vale a pena chegar lá já mais bem informado!
Nas ruas fala-se principalmente o alemão (diferente de Paris e Londres, onde ouve-se de tudo), mas a maioria do povo fala inglês sem a menor dificuldade.
Cidade perfeita para se morar, Berlin também cativa seus visitantes, ainda mais se conhecerem a cidade através de um ótimo passeio de bike!

Dicas práticas de Berlin

- Levar adaptador de tomada – lá as tomadas normalmente são as de “duas bolinhas”. Voltagem 220V
- Em Berlin a passagem de metrô vale para todos os meios de transporte, ou seja, metro (UBahn e SBahn), ônibus e trem (tipo bonde). Comprar apenas para área A e B. Uma passagem avulsa é válida por 2 horas, mas não para “ir e voltar”, apenas num sentido. Há também passagem para o dia inteiro. Dependendo da quantidade de dias, vale a pena comprar o ticket semanal, fazer relação custo benefício e ver o que vale mais. Após a compra, deve-se carimbar o ticket, nas máquinas menores ao lado das máquinas aonde se compram os tickets. Carimba-se só a primeira! Cada estação tem ao menos uma dessas máquinas!
Para ver os trajetos e horários do metrô e outros meios de transporte acesse: www.bvg.de
- Ao fazer compras, pedir TaxFree, que em Berlin é a partir de 25 euros. Pode-se retirar no aeroporto, mas separar um tempo a mais para isso, pois às vezes tem fila! Sempre tenha em mãos uma cópia do Passaporte Brasileiro, pois algumas lojas pedem para comprovar que é estrangeiro.
- Dependendo do tempo que você for ficar, vale a pena levar um aparelho de celular daqui desbloqueado e comprar um chip lá. É super barato! Empresas: Vodafone, O2…. pode comprar na estação de metrô (Bahnhof) da Alexander Platz, lá tem todas as lojas de operadoras.
- Berlin tem 2 aeroportos – Tegel (TXL) e Schönefeld (SXF). Ao chegar pelo Tegel, pega-se um ônibus até a Hauptbahnhof (Estação Central) e depois segue de metrô até o hotel. Pelo SXF, tem metrô direto. Se não tem muita mala, é recomendado. Mas estando com mais gente, à vezes é facíl dividir um táxi, que normalmente não custa mais que 30 euros.
- Provar todas variedades de salsichas e cervejas possíveis!
- Alugar uma bike (€10/dia) e conhecer a cidade assim. É demais!
- No verão visite as várias mini-praias espalhadas em Berlin, na beira do Spree. Muito bacana! Há também junto ao Arena Club, piscinas na beira do Spree, com sauna e bar, super legal.


Hotéis

Importante perguntar:
- Se tem taxa de cancelamento ou ‘no-show’
- Se possui internet e quanto custa! Vários hotéis cobram a parte!
- Se o café da manhã (Frühstück) está incluído na diária…
- Se há Ar-condicionado no quarto. Não é sempre que tem, e no verão é bem quente, chegando a 37 graus!

Região Mitte (um dos melhores lugares de se ficar)

- Lux Eleven: hotel-boutique super charmoso, se estiver afim de algo mais especial. Quarto duplo custa em média 140 euros, bem localizado.
- Hotel Amano: bem bacana, bem localizado, bom preço.
- Circus: tem versão hotel e hostel. Super bem localizado. Super bom preço! Se quiser ficar em hostel, é uma boa oção!
- Motel One: Esse é super bem localizado, melhor relação custo benefício. Quarto duplo em média de 80 euros. Atenção: Não possui frigobar nem telefone/interfone no quarto.
Aparts (várias localizações – geralmente com valores mais baratos para maiores períodos)


Passeios Gerais:

- Ao invés de pegar os ônibus de turismo para conhecer a cidade, ir até o ponto de ônibus da Alexander Platz e pegar o ônibus M100 ou M200 que eles já passam nas principais atrações da cidade. Dá para dar um giro geral, depois pegar de novo e ir parando! Ele é Double-deck! Apresentar ticket de metro ali ou comprar um na hora que vale por 2 horas.
- Brandenburger Tor: o único “portal” da cidade ainda existente. Fica no fim da Unter den Linden, rua sai lá da Alexander Platz
- Memorial do Holocausto: memorial dedicado aos judeus mortos no Holocausto com 2.771 cubos. O bacana deste projeto é que cada pessoa faz seu próprio caminho dentre dele. Embaixo tem uma exposição sobre judeus mortos na Guerra, de graça.
- Unter den Linden: rua bem turística com lojas e cafés, liga a Alexander Platz com o Brandenburger Tor. Ali perto, na Friedrichstrasse tem a nova loja dos chocolates Ritter Sport. Ótimo chocolate para levar de presente. Opções: Marzipan, Olympia, Knusperflakes e Karamellnuss. Tem que provar!
Reichstag: o parlamento alemão. O prédio acompanhou toda história de Berlin e após a guerra sua cúpula foi refeita pelo Arq. Norman Foster, simbolizando a transparência do governo alemão. Tem uma filinha às vezes, mas vale muito a pena. E é de graça. Ótima vista de Berlin. Pegar os fones, tem em português. Evidencia uma super visão de Berlin e explica os prédios e cidade.
- Assistir um concerto na Philarmonie: projeto da década de 60 que continua super moderno. Uma das melhores acústicas do mundo! Se não der tempo, podes tentar a sorte e assistir a um ensaio durante o dia. Nesta mesma rota, conhecer toda área da Potsdamer Platz, com os prédio mais atuais de Berlin, como o Sony Center. Se bater a fome, uma ótima sugestão é o Italiano Vapiano Restaurante, prático e gostoso.
- Fersehnturm (torre da TV): Fica na Alexander Platz. É um dos símbolos de Berlin, do tempo do DDR e custa 10 euros para subir. É o ponto mais alto da cidade. Procure ir em um dia de sol. Ir antes, comprar ingresso (pois às vezes demora de 30 minutos a 3 horas), então dá para dar uma volta ao redor e depois voltar. Possui lá no alto um restaurante giratório que é bem bacana pois enquanto você come, pode admirar Berlin a 360 graus. Bem kitsch o programa, mas bacana. Entre ver Berlin de cima por aqui ou pelo Reichstag, ficar com a 2ª opção.
- Visitar o muro original e pintado com temas sobre Liberdade na East Side Gallery. Local aberto, ir num dia de sol. Fica na beira do rio, é um passeio bonito. 

Museus/Exposições:

*Muitos museus não cobram entrada nas quintas após às 18h.

- Ilha dos Museus. Nesta “ilha” formada dentro do Rio de Berlin – Spree – estão os principais museus da cidade e a Catedral de Berlin – Berliner Dom. 
- Neues Museum: recém reformado e com o busto da mulher considerada a mais linda do mundo: Nefertiti.
- Pergamonmuseum: com a Grécia inteira lá dentro e a entrada do Jardim da Babilônia, é bem impressionante. Tem que ir. Lá vale pegar o fone de ouvido e fazer o trajeto sugerido de 30 minutos (leva mais tempo, mas ele dá um giro bem bacana, mostrando os principais atrativos.)
- Neue Nationalgalerie: galeria projetada pelo arquiteto Mies van der Rohe. Toda envidraçada. Marco da arquitetura moderna.
- Jüdisches Museum: projeto do arquiteto judeu Daniel Liebskind. Ganhou vários prêmios arquitetônicos. Há o prédio antigo e o novo, mais moderno, muito boa exposição, forte. 
- Não deixar de ir na Torres do Holocausto e em uma área que possui “caras” metálicas. Fica na Hallesches Tor (U1 ou U6) ou na Kochstarsse (U6).
- Checkpoint Charlie: museu sobre a época do muro, fica onde era a divisão da área de domínio americana e russa. Perto possui pedaços originais do Muro.
- Museu da Fotografia: exposição permanente do fotógrafo berlinense judeu Helmut Newton. Imperdível. Fica na Zoologischer Garten U- e S-Bahn .
- Martin-Gropius-Bau: sempre tem exposições bacanas! Martin Gropius era o tio-avô do fundador (Walter Gropius) da escola de design mais famosa da Alemanha, a Bauhaus.

Compras:

- Caminhar pela Ku-damm Strasse (Kurfürstendamm Strasse). Essa rua fica em Charlottenburg perto dos dois outros hotéis aqui indicados. Nesta zona vc tem que ir na KaDeWe – é a Galeria Lafayettes/Harrolds deles. No 6° andar há uma sessão só de comidas, para comprar ou para sentar e comer, eles preparam na hora. Vale a visita!
- Lojas do Mitte. Passear pelos arredores da Rosenthaler Strasse. Estações Hackersches Markt e Weinsmeiter
- Lojas na Kastannienallee 
- Lojas Vintage espalhadas pela cidade.
- Shoppings: Alexa (prédio salmão na Alexander Platz) e Potsdamer Arkaden (na Potsdamer Platz U-Bahn). Tem todas as lojas lá!
- Farmácia em Berlin se chama Apotheke, e tem o símbolo de um “A” vermelho.
- Roosmann: mistura de farmácia – supermercado– espalhadas por Berlin. Tem uma boa na no subsolo da Estação Alexander Platz.
- DM: mistura de farmácia – supermercado – espalhadas por Berlin. Tem uma boa também na Alexander Platz. Possui boas maquiagens e cremes de marcas mais baratas.
- Douglas: loja de cosméticos, maquiagem e perfumes.

Programas de Domingo:

Dependendo da hora que acordar, dispensar o café do hotel e apreciar um Brunch em um dos vários cafés espalhados pela cidade. Pode ser um em Prenzlauer Berg, já indo em direção da próxima atração.
Depois do Brunch, ir no Flohmarkt (mercado das pulgas) no Mauerparkt – não pode deixar de assistir o karaokê, no mesmo parque, num teatro de arena que tem lá. Começa por volta das 15h/16h. Imperdível. Levar dinheiro vivo para compras. Fica na Bernauer Strasse Bahnhof (U8) ou Eberswalder Strasse Bahnhof (U2) ou M10.

Comidinhas:

- Comer waffles salgados ou doces no Cafe Kauf dich Glücklich. Tudo que está lá está à venda. Esta rua fica na travessa da Kastaniennallee.  Fica na Oderberger Straße 44 – 030 4435-2182‎
- Sábado ir no mercado na Nollendorfplatz para quem gosta de comprar comidinhas gostosas e depois fazer um piquenique!
- KaDeWe: no 6° andar possui uma sessão de comida incrível, tanto para comprar quanto para comer na hora. E também dá para jantar ou almoçar durante todo o dia. Fica na Wittenbergplatz U-Bahnhof (U1). Tauentzienstraße 21
- Comer um Kebab e um Falafel – muito gostosos! O Kebab foi criado em Berlin.
- Comer Baklava – doces turco maravilhosos. O melhor está na Kottbusser Tor (U1).
















Beijão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário