segunda-feira, 26 de março de 2012

Dica de Viagem: Camboja!

Começando nossa segunda-feira com nossa seção de viagem em uma dica bem exótica: Camboja! Ultimamente esse destino vem sido super falado e difundido por suas belezas exóticas e passeios diferentes.




O nome de Kampuchea, atualmente Camboja, vem do nome do principado dos Kambujas, o qual estendeu até o Delta do Mekong nos séculos VI e VII. Este lugar tem-se mostrado na última década como um exótico país tropical do sudeste asiático que começa a abrir-se ao turismo. A sua maior atração constitui as lendárias Ruínas de Angkor, centro político e religioso do Império Khmer, lembrado como o período mais brilhante da história do Camboja. Enquanto a Europa construía as suas primeiras igrejas, a sociedade Khmer levantava no sudeste asiático esta impressionante mostra da criatividade humana. O espetáculo arquitetônico e artístico, que oferece a mística "cidade perdida", é comovedor. Algumas imagens ainda evocam a vida dos seus antepassados, a qual se mistura com as cores da sua paisagem de lagos, rios, selvas e fauna tropical com a sua natureza úmida e verde que adorna, também, algum monge envolto na sua túnica de cor açafrão.

PHNOM PENH
A capital do Reino de Cambodja, situada na confluência de três grandes rios - o Mekong, o Bassac e o Tonle Sap, divide-se em três áreas: a parte norte, residencial, de colonização inglesa; a parte sul, de colonização francesa; e a parte central, com seus mercados, lojas e caminhos estreitos peculiares. Possui 1 milhão de habitantes, dos 11,4 milhões cambodjanos do país, e é também o portão de entrada para se conhecer as outras cidades e regiões. Como qualquer outra cidade turística asiática, tem sofrido rápidas transformações nos últimos anos. Visite em Phnom Penh:

- Palácio Real: construído em 1866, a residência do rei de Cambodja, sua família e hóspedes dignatários estrangeiros serviu como centro de cerimônias e rituais da corte cambodjana. Hoje, é o rei Norodom Sihamoni quem vive no prédio principal. O complexo do palácio e da Pagoda Prateada consistem de várias estruturas e jardins, todos localizados em uma área murada de 400.000 m² com vistas para um parque e um lago. Exceto pela residência real - o palácio Khemarin, a maior parte do térreo dos outros palácios e a Pagoda Prateada estão abertos ao público.

- Pagoda Prateada: próxima ao Palácio Real, é separada por um caminho murado, dentro do complexo de construções reais. Seu nome é uma alusão aos 5.000 ladrilhos de prata que recobrem o chão da pagoda. O complexo do templo inclui várias outras construções, dentre as quais ele figura como o principal. A pagoda tem um significado especial: abriga as cerimônias em que o rei escuta os sermões dos monges junto de sua corte.

- Museu Nacional: foi construído em 1920, dedicado ao rei Sisowath. Está localizado próximo ao Palácio Real. Mais de 5.000 objetos estão à mostra, incluindo estátuas angkorianas e a lendária estátua do Rei Leper. Apesar da ênfase da mostra serem as relíquias angkorianas, existe uma boa coleção de peças de períodos posteriores da história do Cambodja, incluindo figuras de Buda. A visita é mais indicada para quem já foi ao Parque Arqueológico de Angkor, em Siem Reap. Os guias locais são multilíngues.

- Wat Phnom: o templo fica em uma pequena colina que marca a fundação lendária de Phnom Penh (Phnom quer dizer colina e Penh foi seu criador – Wat Phnom significa Templo da Colina). A lenda conta que em 1372 a Dama Penh mandou que uma árvore que flutuava no rio fosse capturada. Dentro da árvore foram encontradas 4 estátuas de Buda. Ela, então, mandou que fosse construído um pequeno templo – este ficou conhecido como Wat Phnom. Mais tarde, a área do entorno ficou conhecida como Phnom Penh (A colina de Penh). Tornou-se, então, um local de constante visitação, principalmente pela sua importância histórica. O templo foi reconstruído em 1926.

- Mercados da cidade: uma visita aos mercados e seus corredores é um grande atrativo para quem deseja conhecer a produção local de alimentos, confecções têxteis, antiguidades e jóias em prata e ouro – o melhor lugar para se fazer essas compras é no Tuol Tom Poung, também conhecido como o Mercado Russo. As iguarias e especialidades culinárias cambodjanas podem ser provadas no Mercado Central da cidade.

SIEM REAP
Situada entre campos de arroz ao longo do Rio Siem Reap, essa pequena capital provinciana é conhecida por dar entrada às ruínas do antigo império Khmer, localizadas no Parque Arqueológico de Angkor, antiga capital desse império milenar. A cidade também exibe um Museu de Guerra, onde um guia, que é prova viva dos seus efeitos no país, dá aulas aos visitantes. A cidade é um bom local para fazer caminhadas (ao longo do Rio Siem Reap), passeios de bike, inclusive até as ruínas, de tuk-tuk (podem ser alugados) e para relaxar também. Não deixe de visitar, uma vez em Siem Reap:

- Parque Arqueológico de Angkor: tombado pela UNESCO como Patrimônio da Humanidade, é razão para a maioria dos turistas passarem pelo Cambodja. Nesse complexo, floresceu uma das mais importantes civilizações orientais, que reinou durante seis séculos - do IX ao XV. A palavra Angkor deriva do sânscrito e significa cidade. Na área compreendida pelo parque, ficam centenas de construções, algumas intactas, como o Angkor Wat, principal templo visitado, e Phnom Bakheng, o primeiro templo construído, no alto de uma colina, até escombros de tijolos em meio a campos de arroz. As visitas podem ser feitas à pé, em elefantes ou de bicicleta.

- Angkor Wat: localizado em uma área de 81 hectares e comparado à Cidade Proibida em Pequim, foi construído entre 1113 e 1150, pelo rei Suryavarman II, e forma um complexo de templos, desenhados para representar o Monte Meru, a morada dos deuses, segundo a mitologia hinduísta. Hoje, permanece intacto. A parede externa se estende por 3,6 Km e, diferente de outros templos da área, pois tem sua construção voltada para o oeste, significado ainda não desvendado.

- Templo Bayon: construído para abrigar o templo oficial do budismo mahayana, entre os séculos XII e XIII, impressiona pela decoração externa, de 54 torres de blocos de pedra rebuscados em forma de Budas, ao qual o rei Jayavarman VII prestou reverência em sua fundação e, posteriormente, a divindades hindus, dependendo do rei que tomava posse. O templo fica dentro de Angkor Thom, a cidade de onde Jayavarman VII governava. Destoa da arquitetura de Angkor Wat, tida como mais comportada.


FUSO HORÁRIO:
O Camboja está a 9h a mais que o horário de Brasília.

BAGAGEM:
2 malas com 30kg por passageiro e bagagem de mão 8kg. Identificá-la e fechá-la com cadeado.

MOEDA:
Riel.
Você pode conseguir boas cotações no site www.travelcash.com.br.

IDIOMA:
O idioma oficial é o khmer.

VACINA:
É obrigatório apresentar o comprovante internacional de vacina contra febre amarela. Além disso, recomenda-se tomar também as vacinas contra Hepatite A (em duas doses, sendo que ao tomar a primeira, a pessoa já estará imune), contra tétano e febre tifóide, disponíveis nos Hospitais Emílio Ribas, Hospital das Clínicas e Ambulatório de Medicina do Viajante da Vila Clementino. É importante informar que as vacinas devem ser tomadas com antecedência - no caso de febre amarela, até 10 dias antes da viagem - para não ser surpreendido com a falta de alguma delas na ocasião da procura nos hospitais.
- Hospital Emílio Ribas: Av. Dr. Arnaldo, 165. Atendimento de Seg. a Sex., das 12h30 às 15h. Agendar: 55 (11) 3896 1366.
- Hospital das Clínicas: Av. Dr. Enéas de Carvalho Aguiar, 255. Atendimento de Seg. a Sex., das 07h30 às 15h.

DOCUMENTOS:
Não existe representação consular no Brasil. O visto poderá ser tirado na entrada do país ou em trânsito.
* Visto tirado na entrada do país, para uma estadia de até 30 dias (turismo), apresentar passaporte com validade mínima de 6 meses + 1 foto 5x7 recente. Taxa US$ 25,00.
* Para extensão de até 1 mês, Taxa US$ 45,00

ENERGIA ELÉTRICA:
No Camboja a voltagem é de 220 v.

IMPERDÍVEL
A arquitetura colonial francesa da charmosa capital, Phnom Penh, vale alguns dias de visita. Nos restaurantes, os peixes do rio Mekong fazem do cardápio cambojano uma das melhores atrações do país.


Fonte: adventureclub.com.br
















Lindo não?!

Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário