segunda-feira, 5 de março de 2012

Dica de Viagem: Praia da Pipa!


Nossa dica hoje é de um destino bem pertinho da gente e ótimo para passar uns dias curtindo uma boa praia, com boa gastronomia e vida noturna. Além de ótimo para os surfistas e amantes do mar.
Check:





A praia de Pipa fica localizada a cerca de 85 km da cidade de Natal, Rio Grande do Norte, ficando ela situada no município de Tibau do Sul, cujo nome é de origem indígena que significa “entre duas águas”, uma vez que a praia é cercado pela Lagoa de Guaraíras e o Oceano Atlântico. Lugar de puro encanto, a praia de Pipa desperta a atenção e o coração de quem a visita, isso já vindo desde há muito, na época em que piratas de todas as nacionalidades desembarcavam em busca do pau brasil. Sendo ela cercada de imponentes falésias ainda cobertas pela Mata Atlântica, com um maravilhoso mar morno, Pipa vai encantá-lo. Para aqueles que também gostam da vida na noite, Pipa alucina com muita gente bonita, boates com reggae e forró, rodas de capoeira, um enorme e variado comércio com lojas e restaurantes com qualidade internacional.
A praia de Pipa começou a ficar famosa e a receber vários visitantes nos anos 80 com a prática do surfe, considerado um dos melhores locais para prática do esporte. Mas a praia de Pipa (RN) oferece muitas outras atividades além desse esporte radical, como caminhadas na areia, trilhas em meio a verdadeiras florestas Atlânticas, assim como também um belo passeio de bugue (veículo muito usado para passei turístico), como também de caiaque, cavalo e tudo mais o que se poderia fazer no cenário de Mata Atlântica. A praia de Pipa, no Rio Grande do Norte, também é moradia de golfinhos e tartarugas que podem ser observados através de mergulhos agendados. Com certeza, podemos dizer com segurança que ela não só foi, mas ainda é considerada uma das praias mais lindas do Brasil e do mundo, não é a toa que de todos os inúmeros turistas internacionais que chegam a Natal (RN) a primeira pergunta é: “como chegamos até a praia de Pipa?”. Se tiver oportunidade de vir até Natal, não se esqueça de dá um pulinho na praia, especialmente um bom mergulho nas suas águas límpidas.


Aliar turismo ecológico a investimentos em infra-estrutura hoteleira. Talvez este seja um dos desafios maiores para Pipa. Local de passagem de tartarugas marinhas e golfinhos e dona de uma beleza natural singular, a praia se transformou nos últimos 20 anos, deixando de ser apenas uma vila de pescadores para dar lugar a um dos maiores atrativos turísticos do Nordeste, recebendo visitantes nacionais, da Europa e do resto da América Latina.
Sem dúvida, Pipa deixou de ser aquela praia tipicamente nordestina das décadas de 1970 e 1980. Naquela época, o argumento ecológico de surfistas e ambientalistas era de ojeriza ao desenvolvimento, mesmo que sustentado. A idéia hedonista era curtir a beleza natural de praia semivirgem com a simplicidade de pousadas rústicas ou em casas de pescador, sem querer levar a modernidade e a parafernália da cidade grande para o local.
Hoje em dia, o argumento ecológico ainda existe. Mas o desenvolvimento não pôde ser evitado. Europeus -principalmente de Portugal, Espanha, França e Itália-, uruguaios e argentinos montaram seus negócios em Pipa, além de brasileiros de vários cantos.
Apesar do inconveniente que isto possa parecer aos mais puristas, Pipa tem conseguido preservar o seu maior patrimônio: a natureza. Suas praias com falésias acabam ficando protegidas de um viés privado: tal característica impede de certa forma a extensão dos empreendimentos até a praia, apesar de isso já acontecer em alguns lugares. A beleza de suas águas, a presença de golfinhos e tartarugas marinhas -estas vêm botar seus ovos em praias mais desertas- e o clima bastante agradável ainda são os itens mais importantes e é o que chama mais a atenção dos visitantes.
Lógico que há uma série de restrições ambientais -que nem sempre são obedecidas, principalmente relativas à especulação imobiliária- tanto para quem quer montar seu negócio como para quem está de passagem. Mas elas nem chegam perto da rigidez de outros picos do Brasil, como Fernando de Noronha. No entanto, parece existir a consciência que é preciso preservar ao máximo aquilo que traz dinheiro aos empresários do local: a riqueza natural.
O que mais atrai a atenção do turista são as praias da região. Tem para todos os gostos: a da Mina (deserta, onde tartarugas botam seus ovos), do Madeiro (boa para surfe e para observar golfinhos), enseada dos Golfinhos (sua geografia é algo fabuloso), além da de Tibau do Sul e da lagoa Guaraíras. Outro destaque local é o Santuário Ecológico da Pipa, uma reserva florestal, que abriga, entre outras coisas, uma pequena cabana do Projeto Tamar.
Já a gastronomia de Pipa reflete, com sua diversidade, o que é o local hoje em dia, oferecendo cozinha francesa, italiana, japonesa e portuguesa, além de creperias e parrilladas. Mas o regional não ficou de lado. A carne-de-sol ainda impera como comida tradicional.
No meio de tantos restaurantes, é natural surgirem verdadeiras obras-primas da cozinha contemporânea. É o caso dos restaurantes Tapas e Camamo. Ambos possuem filosofia própria, desde a forma de servir até as receitas. Outro sinal de que a gastronomia se transformou em algo atrativo e lucrativo é o Festival Gastronômico da Pipa, que acontece geralmente nas duas primeiras semanas de outubro, oferecendo palestras e cursos ligados ao assunto, além de shows musicais.

Fonte: viagem.uol.com.br














Beijão!

Nenhum comentário:

Postar um comentário