segunda-feira, 9 de abril de 2012

Dica de Viagem: Montevidéu!


Segunda-feira sempre trazendo para nossos leitores aqui no blog nossa dica de viagem! Hoje um destino pertinho para nos brasileiros, e que está se tornando cada vez mais agradável: Montevidéu!


Dicas!




A provinciana cidade latina de Montevidéu, no Uruguai, tem uma relação profunda com o Brasil. A capital uruguaia, que já fez parte do território brasileiro, é um daqueles locais que surpreendem pela mistura entre o moderno e o antigo, sua cultura local e sua arquitetura eclética, fruto da colonização europeia.
Por mais estranho que pareça, embora seja a capital do país, a cidade uruguaia nem sempre é o principal destino dos turistas, que preferem as praias de Punta Del Este.
Nesse momento você deve estar se perguntando “mas o que há de bom em Montevidéu?”. E para sanar essa dúvida e você a conhecer melhor, listamos os principais pontos turísticos desta encantadora e notável cidade. Para começar, o mais importante teatro uruguaio:


Teatro Solís


Situado no limite entre a cidade velha e o centro de Uruguai, o Teatro Solís recebeu este nome em homenagem a um navegante espanhol. Inaugurado em 1856 e descrito como a consolidação de uma ideia, o espaço tem atrações culturais todos os dias e não pode ficar de fora do seu roteiro turístico. Uma dica: na quarta-feira a visitação é de graça, nos outros dias custa Ur$20.


Rio de La Plata


A união dos rios Paraná e Uruguai formam a “La Plata”, considerado o rio mais largo do mundo. Uma curiosidade é que ele parece mais um mar do que um rio. E é até por isso que muitos uruguaios preferem chamá-lo de mar. Bem próximo ao rio está o Parque Rodó, uma feira de diversões ótima para levar as crianças e apreciar a vista.


Jardim Botânico e Museo Blannes


Duas atrações baratas e maravilhosas: O Jardim Botânico de Montevidéu e o Museo Blannes ficam a poucos metros um do outro e merecem a sua visita. No Jardim Botânico há lindas espécies de rosas, um espaço tranquilo para relaxar e curtir a natureza local.
No Museo Blannes, bem próximo dali, há outro jardim, o Jardim Japonês, que remonta à paisagem japonesa com pequenas pontes, ilhas e cascatas.


Ciudad Vieja


Logo na entrada da cidade velha você encontrará o portão Cidadela, ou “Puerta Ciudadela”, um importante monumento que representa o antigo muro que cercava a cidade. Esse é possivelmente o local onde você passará a maior parte do tempo, já que os principais museus, galerias de arte, pubs e restaurantes estão localizados neste bairro.


Plaza Independencia


Na Praça Independência (ou Plaza Independencia), centro da Cidade Velha, você terá uma visão panorâmica de todo o bairro. Há também exposições de artistas contemporâneos. E o típico local para tirar uma foto de recordação.
Ao lado da praça você encontra o Palácio Salvo, um dos símbolos da capital, antes conhecido como o edifício mais alto da América do Sul. A famosa canção de tango, La cumparsita,de Gerardo Matos Rodríguez teve seus acordes tocados  neste local, quando ainda existia a Confeitaria La Giralda.


Mercado Del Puerto


Quando bater a fome, procure o Mercado do Porto de Montevidéu (também localizado na Cidade Velha) e não deixe de provar duas receitas típicas uruguaias: a torta frita e a parrilla. A torta é como um pão frito, com um furo no meio, e os uruguaios dizem que a melhor época para comê-lo é quando está chovendo, acompanhado de mate doce ou café.
A parrilla é um churrasco como o nosso, a diferença está no preparo que é feito sem carvão e com a grade a poucos centímetros da brasa. Dizem que o sabor é irresistível.


Balada Uruguaia


Para quem pretende curtir a noite de Montevidéu, a dica é continuar na Cidade Velha.  Lá é onde existe a maior concentração de bares e discotecas e sempre está cheio de pessoas, principalmente aos fins de semana. Os ritmos latinos, como salsa e tango, predominam nas ruas. Porém, se esta não é a sua praia, há também casas noturnas que tocam músicas variadas.




Montevidéu é uma cidade com história e cultura muito parecidas com a nossa, principalmente com a gaúcha – o costume de tomar chimarrão ou mate, como eles dizem é bastante popular. Seu povo é bastante hospitaleiro e gentil. Se tiver a oportunidade, não deixe de conhecer Montevidéu.
Vale a pena conferir! 










Beijos!

Nenhum comentário:

Postar um comentário