segunda-feira, 14 de maio de 2012

Dica de Viagem: Gramado!


Com o frio chegando nas regiões sul e sudeste do Brasil, nada melhor do que uma diquinha para aproveitar o clima mais fresquinho que não temos aqui em Fortaleza. E Gramado é o lugar ideal para quem quer curtir um friozinho, comer bem, apreciar paisagens e programas culturais. As temperaturas começam a baixar já de agora, mas julho e agosto são os meses mais frios. Outra dica para quem não curte tanto o frio e ir na época do natal, que a cidade fica toda decorada e o clima é mais ameno. O lugar é simplesmente lindo. Quem foi sabe! E sempre quer voltar. Confira algumas dicas!



Gramado

Não é à toa que Gramado é sede do concorrido Festival de Cinema que movimenta a Serra Gaúcha no mês de agosto. Com paisagens que parecem retiradas de um cenário, a cidade reúne casinhas em estilo enxaimel, ruas limpas e tomadas por jardineiras repletas de hortênsias e parques emoldurados por araucárias e pinheiros. Mas não é apenas pela aparência romântica que o cartão-postal da região atrai tantos visitantes. Ao combinar boas compras com gastronomia de primeira, Gramado mostra que não é destino de uma estação somente. É fato que durante o inverno a cidade fica ainda mais aconchegante, com direito a jantares à beira da lareira para espantar o frio que chega junto com as geadas e névoas. Entretanto, nas outras épocas do ano, há festas e eventos, além dos muitos restaurantes, do comércio da Avenida Borges de Medeiros sempre cheio de novidades e dos irresistíveis chocolates. De novembro a janeiro, a esmerada decoração natalina enche as ruas de cores e de brilho. Colonizada pelos imigrantes italianos e alemães, Gramado preserva suas origens através de museus e parques temáticos que retratam os costumes de seus fundadores. Lançados recentemente, os roteiros de agroturismo levam às propriedades rurais dos descendentes que preservam, com orgulho, as tradições européias. Os tours, claro, incluem degustação de produtos típicos como linguiça, salaminho, queijos e vinhos.
Falando nas delícias, não deixe de saborear o café colonial nos estabelecimentos espalhados pela cidade - são mais de 80 itens entre receitas doces e salgadas. Guarde ainda um espaço para as fondues, servidas até mesmo nos concorridos barzinhos da Avenida das Hortênsias.

Atrações

Viajando a dois ou em família, Gramado oferece atrações para todos os públicos. Para os casais, as pedidas são os programas românticos como jantar a luz de velas, passeio de pedalinho no Lago Negro ou um tour pelos bosques e cascatas da vizinha Canela. Já quem está com as crianças, os parques temáticos - destaque para a Aldeia do Papai Noel e o Mini Mundo - tomam conta da programação. Independente da idade ou da companhia, não deixe de se lambuzar com os deliciosos chocolates produzidos na região, saborear sem culpa um farto café colonial e torrar a carteira enquanto bate perna em meio às lojas da Avenida Borges de Medeiros.
Miniaturas inspiradas nas tradições, culturas e construções européias dividem a atenção nos parques temáticos Mini Mundo e Mundo Encantado, passeios imperdíveis para quem viaja com os pequenos. Já os apaixonados pelo glamour da indústria automobilística dos anos 60 encontram no Hollywood Dream Cars uma coleção de encher os olhos.


Gastronomia

Delícias das cozinhas italiana e alemã, além de fondues e carnes de caça, fazem da culinária de Gramado uma das mais variadas e saborosas do país. Muitos restaurantes estão espalhados pelas avenidas das Hortênsias e Borges de Medeiros, bastando uma rápida circulada pela área para definir o menu do almoço ou do jantar. Para acompanhar, aposte nos bons vinhos produzidos na região. Não deixe de apreciar o famoso café colonial, que leva à mesa mais de 80 variedades de doces, salgados e bebidas, reunindo receitas de diversos cantos do mundo.



Noite

A noite mais animada da Serra Gaúcha é a de Gramado, atraindo até mesmo a turma jovem hospedada em outras cidades para a Avenida das Hortênsias. Por lá estão reunidos os mais badalados bares e casas noturnas da região.
Um dos points tradicionais é o Bill Bar, com duas pistas de dança, mesas de sinuca e pistas de boliche. Já o Botequim Sant' Ana tem o charme dos pubs e a animação das boates - DJ´s comandam as carrapetas e colocam todo mundo para dançar. Na Vox Music, o destaque fica por conta dos shows de bandas gaúchas que costumam agitar a casa nos finais de semana.


Compras

Duas grandes avenidas concentram o comércio de Gramado: Borges de Medeiros e Hortênsias. Em cada uma, dezenas de lojas modernas e tradicionais oferecem o melhor da região, como chocolates caseiros, malhas quentinhas, móveis, artesanato, estilosas roupas de couro e delícias coloniais assadas no forno a lenha, como bolos, pães e cucas. Também a agradável Rua Coberta - o nome vem do telhado transparente enfeitado com trepadeiras - é boa opção na hora das compras. Fechada para carros, é repleta de lojinhas, cafés, bistrôs e livrarias que ficam cheios no final da tarde. Nos feriados e  temporadas, é cenário constante de desfiles de moda.


Fonte e mais informações: www.feriasbrasil.com.br












Beijão!

Um comentário: