segunda-feira, 25 de junho de 2012

Dica de Viagem: Campos do Jordão!

Julho está chegando, e com ele vem, para alguns, as férias! Uma ótima dica de viagem é a gostosa Campos do Jordão. Nessa época do ano o friozinho chega com tudo. Ótimo para curtir uma lareira, comer fondue, tomar um vinho e curtir as paisagens desse lugar lindo.
Vamos conferir algumas dicas?



Campos do Jordão - São Paulo - Brasil



Batizada de "Suíça Brasileira", Campos do Jordão faz jus ao glamouroso título quando chega o inverno no Hemisfério Sul. A 1.700 metros de altitude, emoldurada pelas montanhas da Serra da Mantiqueira e pelos bosques coloridos com o amarelo dos plátanos, a cidade capricha na arquitetura típica européia, na gastronomia que combina sabores e receitas do Velho Mundo e na programação erudita do Festival de Inverno, um dos mais conceituados do país quando o assunto é música clássica.
Em julho, todas as virtudes de Campos do Jordão ganham doses generosas de sofisticação. E, junto com elas, novidades e surpresas que podem ser traduzidas em uma estação de esqui com neve artificial, gigantescos shoppings centers e boates com validade de apenas um mês. 
Tudo fica concentrado no bairro de Vila Capivari, onde já estão reunidos badalados restaurantes, cafés, lojinhas e bares - entre eles, a choperia Baden Baden e suas disputadas mesas ao ar livre. O vai-e-vem na área começa no final da tarde e intensifica-se à medida em que a noite cai, tornando o engarrafamento de carros importados inevitável. Para vencer o frio das madrugadas, dá-lhe fondue, lareira, chocolate quente, hot drinks e o charme da moda inverno, envolto em pashiminas e sobretudos.
Os ‘Alpes' brasileiros, porém, também apresentam facetas rústicas. Para explorá-las, aposte nos passeios que remetem ao bucolismo das montanhas cobertas por araucárias. De teleférico, chega-se ao Morro do Elefante, que descortina vista panorâmica da cidade.
Um trem em estilo inglês conduz à cidadezinha de Santo Antônio do Pinhal passando pelo trecho de ferrovia mais alto do país. Trilhas íngremes e escadaria de ganchos levam ao topo da Pedra do Baú, o mirante oficial da região, acessível também através de cavalgadas.
Apesar da fama de destino sofisticado, Campos do Jordão oferece muitos atrativos típicos de cidades do interior como passeios de maria-fumaça, bonde e teleférico, além de cavalgadas e visitas a jardins. Mas também há tours cheios de adrenalina, como os de jipe até a Pedra do Baú ou de quadriciclo por estradas de terra que levam a cachoeiras. Independente do programa escolhido, todos terminam na badalada Vila Capivari, repleta de restaurantes, lojas de grife, cafés e concorridos bares ao ar livre.



Quando ao assunto é gastronomia, o estilo suíço de Campos do Jordão divide espaço com as delícias da culinária alemã. Claro que as fondues marcam presença na maioria dos cardápios, porém, as receitas à base de embutidos também enchem os olhos dos gourmets.
E a farra não termina por aí - a cidade oferece ainda restaurantes italianos, franceses, portugueses... e o que dizer dos cafés espalhados pelas ruas de Capivari? Tão logo chega o fim de tarde - e com ele o friozinho da serra - para todos os caminhos levaram às casas especializadas. Nas vitrines, strudel de maçã, bolo inglês e tortas variadas convidam a uma saborosa degustação acompanhada por capuccino ou chocolate quente. 
Para quem já se esqueceu da dieta, vale a pena pegar o caminho das fazendas e provar as delícias de um completo chá colonial. Nas mesas centenárias, a oferta de doces, salgados e bebidas chega a quase cem itens.
A noite em Campos do Jordão começa e termina na Vila Capivari. O ponto de encontro é a choperia Baden Baden - apesar do frio, as mesas da calçada são as mais disputadas. Por ali, descobre-se qual será a melhor festa ou qual boate vai estar fervendo. 

A partir de seu estilo musical preferido, escolha uma das muitas opções que surgem a cada temporada e siga para a fila. Depois de sacudir nas pistas, todos os caminhos levam ao Pastelão 46 - a lanchonete serve pastéis gigantes 24 horas por dia.
O clima frio de Campos do Jordão faz do chocolate a melhor opção de compras da cidade. Marcas tradicionais da região, como Montanhês, Araucária e Lievori, têm lojas espalhadas por diversas ruas de Capivari. Vendidas a quilo, as guloseimas são oferecidas em forma de barras, trufas, tabletes e bombons, tendo como recheio uma infinidade de opções: da tradicional amêndoa à exótica pimenta. 
Também a palavra moda não poderia ficar de fora do roteiro de compras de Campos do Jordão. Durante o mês de julho, dois sofisticados shoppings de inverno são montados no bairro de Capivari - Market Plaza e Design Campos. Reunindo mais de 80 lojas de grife, além de restaurantes e concessionárias de automóveis importados, capricham na estrutura e na decoração, remetendo à arquitetura européia. Os espaços ficam lotados, recebendo mais de duzentas mil pessoas em pouco mais de trinta dias de funcionamento.


Fonte: Site Férias Brasil
















Beijão!



Um comentário: